Reavaliação vocacional de sua carreira inspirada na descoberta do psicólogo e educador John Holland.>
Reavaliação
Vocacional
É hora de testar sua vocação?
O que você gosta de fazer hoje?
O que você sabe fazer?
Descubra onde agora você tem chance de sucesso.

É hora de testar sua vocação?

Entre outras consequências a pandemia trouxe dúvidas sobre o futuro e, para muitos, uma importante questão:- É hora de reavaliar a minha carreira?

Se esse for seu caso, você não está sozinho. As incertezas da economia e o impacto na situação de muitas empresas, além de desemprego, jogou dúvida sobre antigas carreiras. Se esse for o seu caso, lembre-se que é durante as crises que as oportunidades surgem. Pesquisa da Dell feita em 2019 revela que 85% das profissões que existirão em 2030 ainda não foram criadas.

Por outro lado, o termo "carreira" não é suficientemente claro para definir se é uma promoção dentro de uma empresa, um novo emprego ou uma nova ocupação profissional. Independente de saber quantos empregos um trabalhador terá durante sua vida ou como você define os termos "carreira" ou "emprego" a maioria dos adultos fará mudanças durante sua vida profissional. Mas, como alguém decide para onde ir e o que fazer? Uma avaliação da trajetória profissional (carreira?) acompanhada de um teste vocacional e, se for o caso, acompanhamento de um profissional especializado (psicólogo? coach? etc.) pode abrir uma janela para oportunidades potenciais, ajudando você a redescobrir traços de sua personalidade que serão importantes para educação e treinamentos necessários para o próximo movimento de sua carreira.

A avaliação fornece informação necessária para tomar melhores decisões e evita gastar dinheiro com treinamento errado. Reavaliar sua vocação de tempos em tempos pode ser um exercício valioso e permite verificar se o antigo caminho está simplesmente confirmado ou você pode buscar uma nova linha de trabalho. Isso é particularmente importante neste momento e pode ajudar você a tomar novas decisões baseadas na experiência que você acumulou durante anos ou em suas novas aptidões.

Sobre essa questão o psicólogo John Holland idealizou um método baseado em traços que definem a personalidade de cada pessoa. Neste modelo, a escolha de uma carreira ou profissão específica dependerá do desenvolvimento do conjunto de elementos e características que constituem a personalidade, sendo a pessoa mais competente e sentindo-se mais satisfeita em seu trabalho, dependendo do ajuste entre sua personalidade e o tipo de profissão escolhida. Com o objetivo de contribuir para auxiliar na orientação profissional, John Holland gerou um modelo hexagonal com seis tipos principais de personalidade, ligando certos tipos de ambientes e interesses. Leia mais sobre o método de John Holland.

Os resultados do Teste Vocacional baseado no método de John Holland são apenas sugestões com base nessa avaliação. Portanto, tome cuidado - só porque uma pessoa tem interesse em uma área de trabalho, não significa que ela terá as habilidades naturais para ter sucesso nessa nova posição, pois é necessário a força de vontade.

- É fundamental realizar o seu teste de forma honesta! Se um indivíduo, consciente ou inconscientemente, responde a perguntas para se adequar a um plano de carreira pré-concebido, os resultados não serão muito úteis.

Conclusão
Se a pandemia mudou a realidade do mercado de trabalho ela também trouxe novas oportunidades profissionais. Talvez seja o momento de você reavaliar sua antiga carreira e partir para novas ocupações. Trabalhar em algo novo pode ser gratificante e trazer resultados concretos. Uma mudança que pode aumentar sua autoconfiança, produtividade e, consequentemente, melhorar sua felicidade. Fazer uma reavaliação vocacional pode ajudar você refletir e identificar novos possíveis caminhos.

Conforme John Holland, ninguém é apenas uma única vocação, temos diversas vocações e aptidões. Aproveite suas habilidades e competências, e não perca as oportunidade de preparar um novo terreno fértil para o seu futuro, como empregado ou como empreendedor. A hora é agora, bem vindo ao futuro.


Faça aqui agora a sua reavaliação Vocacional



Saiba mais:
O que são habilidades e competências?

© 1997-2021
www.carlosmartins.com.br  
Compartilhe / Ajude a divulgar o site