Dicas para o momento da entrevista
Prepare-se com antecedência para sua entrevista.


Como fazer sua entrevista profissional


O momento da entrevista de emprego normalmente costuma gerar expectativas no candidato e em quem contrata. É um momento aonde pequenas falhas podem ser decisivas.

Prepare-se com antecedência, pesquise a empresa que está contratando, visite o site, redes sociais, não esqueça de ler a "missão", a "história" e os "valores". O máximo de informações que você souber sobre os objetivos da sua contratação. Conhecendo seus pontos fortes e a características da empresa suas chances aumentam.

Local da entrevista
- Informe-se com antecedência sobre o local da entrevista. Se necessário vá até lá nos dias anteriores, calcule o tempo do percurso e aproveite para sentir como é o ambiente, como é o perfil das pessoas, como se vestem etc.

Horário
- Chegue cerca de 10 a 15 minutos antes do horário combinado. Se houver algum imprevisto não deixe de avisar.

Aparência
- A preocupação com a aparência é importante, mulheres devem evitar roupas curtas, bijuterias grandes, perfumes fortes. Homens devem preferir ternos ou calça com camisa social. Mesmo que a empresa seja informal, um traje discreto e formal é sempre uma boa escolha. De qualquer forma, avalie previamente o local para decidir qual deve ser sua melhor escolha, veja como as pessoas se vestem para se enquadrar na cultura da empresa.

Redes Sociais
- Cada vez mais o perfil dos candidatos é observado também nas redes socias. Portanto, cuidado com o que você publica e fotos. A discrição nas redes sociais é sempre bem vista por quem está procurando oportunidades ou mesmo para se manter no emprego.

Currículo
- Informe-se antes quais documentos você deve levar para a entrevista. Se você entregar seu currículo no momento da entrevista ele pode ser útil na hora de falar sobre sua experiência, lembrando de reforçar seus pontos fortes. Lembre-se: procure ser sincero, não minta para seu entrevistador. Não é demérito ser demitido. Veja aqui como preparar seu currículo.

O seu entrevistador
- Entrevistadores podem ter formas diferentes de analisar você e seu currículo. Por isso é importante você se preparar bem, ensaiar possíveis perguntas, ser flexível e procurar ser elegante em todas as respostas. Importante: evite falar mal de suas experiências ou empregadores anteriores.

Mão dupla
A entrevista assim como todo processo o seletivo é uma via de mão dupla entre empresa e profissional. Ambos precisam ter uma conexão de valores para que exista um propósito comum, tornando esta relação algo saudável e produtivo.

É possível perceber muito sobre a cultura de uma empresa pela forma como um processo é conduzido. Se atente a todos os sinais. A falta de oportunidade de fazer algumas perguntas antes da entrevista, divulgação de faixas salariais, poder questionar para entender o perfil de candidato que a empresa está buscando, principalmente quando alguns requisitos não condizem com a função anunciada, são exemplos de situações que são atropeladas em alguns processos seletivos na fase de convocação. Isso quando não respondem de volta após você mostrar interesse.

Você não participa de um processo seletivo apenas para ser avaliado ou avaliada, mas você também está no papel de definir se aquela oportunidade faz sentido para você.

Não existe empresa perfeita, mas existe aquela que é mais alinhada com o seu momento e objetivos de carreira.

Um estudo da Gallup revela que 75% dos profissionais que pedem demissão o fazem por causa dos seus chefes diretos e não necessariamente pela empresa.

Busque entender o estilo de liderança da empresa.

Todas essas reflexões são importantes para tomar decisões assertivas em sua carreira. E ir para um processo com essa mentalidade de você também está no papel de avaliar, diminui a pressão de "ter que ser a pessoa escolhida".

© 2024
www.carlosmartins.com.br  
Compartilhe / Ajude a divulgar o site