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Disputando o mercado sem choro nem vela
O que o consumidor espera do futuro?
Quais as estratégias mais eficientes?
O que mudou? Aumentou a exigência? Como ele se comporta?
Dica 5:
É possível traçar um perfil das mudanças do consumidor?
- Enfrentando a crise sem choro nem vela.
Atualmente o Cliente está migrando na velocidade da luz, porque é nessa velocidade que a prioridade dele está mudando. E o processo de exploração dessa mudança precisa ser vivo, vibrante e interativo.
Por exemplo, há alguns anos uma pesquisa de mercado no comércio varejista fornecia informações úteis para o planejamento dos próximos dois ou três anos. Hoje as pesquisas no varejo precisam ser atualizadas anualmente.
Por outro lado, se o consumidor está mudando, as oportunidades para as empresas surgem na mesma velocidade. Para fazer sucesso é necessário aprofundar constantemente o conhecimento sobre o comportamento do consumidor a fim de descobrir novas formas de aumentar as vendas e os lucros.
Por exemplo, a Swatch constatou que um grupo cada vez maior de clientes comprava relógios com base no gosto e na emoção, e não no prestígio. Em vez de modelos caros investiu na criatividade e no design transformando-se na maior e mais dinâmica empresa de relógios do mundo.
A Coca Cola compreendeu que, em muitas situações, a prioridade dos clientes não é o preço, mas a disponibilidade. Em vez de reagir aos ataques da concorrência investiu na logística do abastecimento dos mais diversos pontos de vendas.
Bill Gates levou a facilidade para dezenas de milhões de usuários do PC, com foco nos desenvolvedores de aplicativos, que acabavam utilizando seu sistema operacional.
A Wal-Mart descobriu que seu próximo passo deveria ser uma combinação de produtos alimentícios e diversos, tanto para pessoa física como jurídica: hoje o Sam’s Club é um negócio com um tremendo potencial de crescimento.
São exemplos de empresas que identificaram oportunidades e soluções para as necessidades do consumidor, estimulando a fidelidade da marca e obtendo maiores lucros.
O mundo está se transformando diariamente e essa transformação está sendo feita nas gôndolas dos supermercados e nos diversos tipos de canais de vendas onde as mudanças econômicas e tecnológicas alteram o perfil e os hábitos dos consumidores.
No Brasil, a classe C, D e E sabe que dificilmente ficará rica através dos programas de transferência de renda, mas usará a oportunidade para realizar seus desejos de consumo: casa própria, carro, geladeira, computador, TV de tela grande, DVD, celular, roupas, diversão e entretenimento. Quem souber aproveitar, essa é uma grande oportunidade.
Continue lendo: - Como enfrentar a crise sem choro nem vela!
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