Importância da Marca
- Enfrentando crises sem choro nem vela.


A importância de sua Marca


Dica 13:


Sobre a vantagem competitiva de ter uma boa marca em mercados com concorrência acirrada:

1 -
Diferenciação: A capacidade de se destacar da concorrência por meio de uma marca única e reconhecível.

2 -
Reputação: A percepção positiva que os consumidores têm da sua marca.

3 -
Posicionamento: Como a sua marca é percebida em relação aos concorrentes.

4 -
Identidade de marca: Os elementos visuais e conceituais que representam a sua empresa.

5 -
Consistência: Manter uma imagem uniforme e coerente em todos os pontos de contato com o público.

6 -
Confiança: A confiança que os clientes têm na sua marca.

7 -
Proposta de valor: O que torna a sua marca especial e relevante para os consumidores.

8 -
Engajamento: A interação ativa com os clientes por meio de marketing e mídias sociais.

9 -
Inovação: Ser pioneiro e oferecer algo novo ao mercado.

10 -
Satisfação do cliente: Garantir que os clientes estejam satisfeitos com os produtos ou serviços da sua marca

As relações entre o ser humano e o mundo são carregadas de símbolos que constroem significados em nossas mentes. Alguns símbolos são universais, como por exemplo, o desenho de uma nuvem indicando chuva diferente de uma cruz que pode significar soma numa equação matemática, sinal de trânsito num cruzamento ou um hospital etc.

Ao criar uma marca a empresa procura algo para se identificar mais rapidamente, aumentar a recordação, criar uma identidade própria e construir significados. Por exemplo, quando uma empresa coloca sua marca em um produto, o consumidor lembrará da empresa nos bons momentos como também no caso em que o produto apresente algum defeito. Dessa forma a marca funciona além de uma simples identificação.

Nos mercados onde a concorrência é cada vez mais acirrada, ter uma boa marca é uma vantagem competitiva. Entre diversas empresas a marca aparece como um importante fator de diferenciação, permitindo a divulgação de forma racional e reduzindo o tempo necessário à concretização de novos negócios.

Além de facilitar a identificação, uma marca de prestígio é capaz de agregar valor ao produto. Novos produtos, novas campanhas, novas lojas e novos serviços encontram em boas marcas um lugar único para suas estratégias de Marketing.

Entretanto, para criar uma boa marca é necessário seguir alguns princípios: o desenho da marca deve ser compatível com o conceito que deve ser transmitido; fácil leitura; ter personalidade e se destacar no meio da concorrência; ser capaz de resistir aos modismos; fácil memorização; uso resistente aos diversos tipos de aplicações, como por exemplo, mídia impressa, mídia eletrônica, mídia exterior, interiores, vitrines, letreiros, embalagens, uniformes etc.

Para garantir o bom uso da marca a empresa deve elaborar um manual de identidade visual especificando cores, tipos de letras, proporções e tudo mais que seja necessário na hora de encomendar serviços de terceiros.

Um exemplo de uma boa marca é a Coca Cola. Qualquer um, mesmo que não saiba ler, é capaz de identificar aquela onda vermelha, igual em qualquer lugar do mundo.


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