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- Enfrentando crises sem choro nem vela.
O pós-venda é importante
Dica 12:
Sobre a importância do pós-venda e como ele pode influenciar a decisão de compra:
1 -
Fidelização
: O pós-venda é essencial para manter os clientes satisfeitos e fiéis à marca.
2 -
Relacionamento com o cliente
: Construir laços sólidos com os consumidores após a venda.
3 -
Feedback
: Coletar opiniões dos clientes para melhorar produtos e serviços.
4 -
Atendimento personalizado
: Oferecer suporte individualizado e eficiente.
5 -
Redução do CAC
: Investir no pós-venda reduz o custo de aquisição de novos clientes.
6 -
Experiência do cliente
: Garantir que a experiência pós-compra seja positiva.
7 -
Cross-sell
: Oferecer produtos complementares ao cliente.
8 -
Upsell
: Sugere produtos ou serviços de maior valor.
9 -
Customer Success
: Manter o cliente satisfeito e engajado.
10 -
Propaganda
: Destacar o pós-venda nas campanhas publicitárias
Quando um consumidor toma uma decisão de compra, aquele momento é antecedido por diversos sentimentos: necessidade, desejo, praticidade, segurança, realização, autoestima e outros aspectos que determinam as múltiplas relações que estimulam o consumo. Mesmo numa compra por impulso essas relações estão presentes.
O consumidor estabelece mentalmente uma equação que divide as vantagens pelas desvantagens daquela compra. Se o resultado dessa equação for positivo a decisão é tomada, do contrário o negócio é adiado ou recusado.
Essa equação que determina o valor de um produto na mente de um consumidor confronta os motivos da intenção de compra com diversos aspectos: preço, qualidade, garantia, facilidade, confiança na marca e o atendimento após a venda. Nesse balanço, nenhum dos aspectos sozinhos garante a venda, mas qualquer um deles é capaz de criar obstáculos e até mesmo a desistência.
O pós-venda funciona como alavanca na decisão de compra. Isso é tão importante que, em muitos casos, deve aparecer com destaque na propaganda.
Por outro lado, vender para um cliente conhecido e satisfeito é muito mais fácil. Se a empresa investe em propaganda, vitrines, embalagens bonitas, treinamento de vendedores etc. é porque ela deseja ser bem lembrada.
Se entre os esforços para conquistar o cliente a empresa investe na pós-venda, não só o cliente ganha mais confiança, como a empresa ganha uma bela oportunidade para aumentar o faturamento através de novas ofertas.
Continue lendo: - Como enfrentar a crise sem choro nem vela!
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