O pós venda
- Enfrentando crises sem choro nem vela.


O pós-venda é importante


Dica 12:


Sobre a importância do pós-venda e como ele pode influenciar a decisão de compra:

1 -
Fidelização: O pós-venda é essencial para manter os clientes satisfeitos e fiéis à marca.

2 -
Relacionamento com o cliente: Construir laços sólidos com os consumidores após a venda.

3 -
Feedback: Coletar opiniões dos clientes para melhorar produtos e serviços.

4 -
Atendimento personalizado: Oferecer suporte individualizado e eficiente.

5 -
Redução do CAC: Investir no pós-venda reduz o custo de aquisição de novos clientes.

6 -
Experiência do cliente: Garantir que a experiência pós-compra seja positiva.

7 -
Cross-sell: Oferecer produtos complementares ao cliente.

8 -
Upsell: Sugere produtos ou serviços de maior valor.

9 -
Customer Success: Manter o cliente satisfeito e engajado.

10 -
Propaganda: Destacar o pós-venda nas campanhas publicitárias

Quando um consumidor toma uma decisão de compra, aquele momento é antecedido por diversos sentimentos: necessidade, desejo, praticidade, segurança, realização, autoestima e outros aspectos que determinam as múltiplas relações que estimulam o consumo. Mesmo numa compra por impulso essas relações estão presentes.

O consumidor estabelece mentalmente uma equação que divide as vantagens pelas desvantagens daquela compra. Se o resultado dessa equação for positivo a decisão é tomada, do contrário o negócio é adiado ou recusado.

Essa equação que determina o valor de um produto na mente de um consumidor confronta os motivos da intenção de compra com diversos aspectos: preço, qualidade, garantia, facilidade, confiança na marca e o atendimento após a venda. Nesse balanço, nenhum dos aspectos sozinhos garante a venda, mas qualquer um deles é capaz de criar obstáculos e até mesmo a desistência.

O pós-venda funciona como alavanca na decisão de compra. Isso é tão importante que, em muitos casos, deve aparecer com destaque na propaganda.

Por outro lado, vender para um cliente conhecido e satisfeito é muito mais fácil. Se a empresa investe em propaganda, vitrines, embalagens bonitas, treinamento de vendedores etc. é porque ela deseja ser bem lembrada.

Se entre os esforços para conquistar o cliente a empresa investe na pós-venda, não só o cliente ganha mais confiança, como a empresa ganha uma bela oportunidade para aumentar o faturamento através de novas ofertas.


Continue lendo: - Como enfrentar a crise sem choro nem vela!


Leia outros artigos de Carlos Martins


© 2024
www.carlosmartins.com.br  
Compartilhe / Ajude a divulgar o site