A lição da Panasonic: Você tem que acreditar em você.>

Um caso de sucesso
A lição da Panasonic: -Você tem que acreditar em você


A lição da Panasonic


A Panasonic foi fundada em 1918 como produtora de tomadas e lâmpadas e cresceu se tornando uma das maiores produtoras japonesas de eletrônicos, juntamente com a Sony, Hitachi, Toshiba e Canon.


Conheci a história do lendário Sr. Konosuke Matsushita fundador da Panasonic, quando visitei a fábrica em um subúrbio de Osaka no Japão.


O Sr. Konosuke trabalhava como aprendiz na Osake Electric Light quando inventou um adaptador para lâmpadas, mas como o chefe não lhe ofereceu maiores compensações, resolveu fabricar por conta própria em uma pequena oficina que fez dentro de sua casa, com ajuda da esposa e do cunhado. Em pouco tempo sua pequena fábrica passou a oferecer outros produtos, como placas isoladoras e um novo tipo de lâmpada para faróis de bicicleta. O negócio deu tão certo que Konosuke foi obrigado a construir uma nova fábrica.


Em uma das crises do Japão, em vez de demitir funcionários, o Sr. Konosuke ordenou que reduzissem a jornada de trabalho pela metade e solicitou que todos os funcionários se preocupassem em vender o excesso de estoque.


Mais tarde, em 1942, Matsushita tornou-se o primeiro fabricante de rádios do Japão. Apesar do grande crescimento da empresa, Sr. Konosuke fazia questão de manter presente seus princípios, colocando as necessidades dos seus clientes e colaboradores em primeiro lugar.


Na 2.ª Guerra Mundial fabricou navios e aviões. Em princípios da década de 50, iniciou a produção de lavadoras elétricas e televisores devido a explosiva popularidade dos aparelhos elétricos. Em 1952 ele começou a comercializar televisores. Matsushita Electric Co. é sem dúvida uma das maiores e mais bem sucedidas companhias do mundo.


O empreendedorismo do Sr. Konosuke, que criou a Panasonic, uma companhia que hoje vale mais de US$ 32 bilhões e mantém 250 mil funcionários, pode ser uma lição para as lideranças de hoje, ensinando que, para começar, você necessita acreditar em você.


Palavras que podem ajudar a reforçar a importância de acreditar em si mesmo, inspiradas na lição da Panasonic:


1 - Autoconfiança: Acreditar em si mesmo é fundamental para o sucesso. A autoconfiança impulsiona ações positivas e decisões assertivas.


2 - Determinação: Ter determinação significa persistir mesmo diante de obstáculos. Acredite em sua capacidade de superar desafios.


3 - Autoestima: Valorize-se e reconheça seu próprio valor. A autoestima fortalece sua crença em suas habilidades.


4 - Resiliência: Acreditar em si mesmo envolve a capacidade de se recuperar após falhas ou adversidades. Seja resiliente.


5 - Otimismo: Mantenha uma visão positiva sobre suas possibilidades. O otimismo alimenta a crença em seu potencial.


6 - Autossuficiência: Confie em sua capacidade de resolver problemas e alcançar objetivos. Você é capaz.


7 - Persistência: Acredite que seus esforços valerão a pena. A persistência é a chave para alcançar resultados.


8 - Autoconhecimento: Conheça suas habilidades, limitações e paixões. Isso fortalece sua confiança em si mesmo.


9 - Coragem: Acredite que você pode enfrentar o desconhecido com coragem. A ousadia é essencial para o crescimento.


10 - Visão de Longo Prazo: Acredite que suas escolhas hoje moldam seu futuro. Tenha uma visão clara do que deseja alcançar.


Lembre-se de que a confiança em si mesmo é um processo contínuo. Cultive essas palavras e permita que elas guiem sua jornada rumo ao sucesso!



Leia outros artigos de Carlos Martins


Já fez seu Teste Vocacional hoje?

© 2024
www.carlosmartins.com.br  
Compartilhe / Ajude a divulgar o site