Teste aqui se você está preparado para ter sua própria empresa.
Você quer iniciar seu próprio negócio?
Faça o teste e confira se você é louco de iniciar um negócio próprio. Parece brincadeira mas pode ajudar na sua reflexão sobre esta difícil decisão.
Teste AQUI se você está preparado para ter sua própria empresa.
Observação:
Este teste é um exemplo meramente ilustrativo e, portanto, não pode ser considerado conclusivo a respeito dos múltiplos aspectos que determinam as habilidades e competências necessárias ao empreendedor.
Para tratar de questões relacionadas com sua personalidade e motivação, você deve recorrer aos serviços de especialistas em psicologia.
Para obter êxito no empreendimento, você deverá inicialmente elaborar um eficiente Plano de Negócio que dependerá dos objetivos e características do tipo de empreendimento, além das condições que você dispõe no momento.
Veja um exemplo:
No momento em que sentir que tem afinidade por um determinado segmento de mercado, deve especular sobre seu real interesse em prosseguir com os esforços nessa opção de investimento e implantação. É claro que é muito mais fácil iniciar um negócio cuja rotina e particularidades já sejam conhecidas em boa parte, do que se arriscar num ramo de negócio totalmente desconhecido, correndo riscos e se obrigando a um trabalho de pesquisa muito mais intenso, exigindo muito mais observação e investigação sobre o futuro negócio.
Entretanto, existem segmentos de negócios que, mesmo sem experiência, o empreendedor poderá acertar, como é o caso de empresas que atuam no comércio, cujo sucesso depende principalmente da escolha de um bom ponto e de um bom esforço de vendas além de, é claro, um bom produto para vender.
O primeiro passo em direção a escolha do ramo onde você quer atuar é a pesquisa do investimento necessário para começar sua empresa. Exemplo:
0. Pesquisa de mercado (existe demanda?) 1. Despesas jurídicas e contábeis para abertura da empresa 2. Aluguel do ponto 3. Equipamentos e instalação 4. Móveis e utensílios necessários 5. Sistema de comunicação e informática 6. Sistema de transporte 7. Contratação de funcionários 8. Capital de giro inicial 9. Produtos para o comércio ou fabricação 10. Propaganda
Estes são alguns dos itens básicos. Existem outros: seguro da empresa, decoração interna, uniformes, cartões de visitas etc. Ou seja, além de se identificar com o ramo onde você deseja atuar e estar altamente motivado, faça uma previsão de tudo que é necessário para o bom desempenho inicial da empresa.
Pense em abrir um novo negócio como quem prepara uma longa caminhada. E só coloque o pé na estrada depois de sentir que está razoavelmente preparado. Boa sorte!