Quando você contrata um consultor ele vai ajudar você a avaliar como são feitas as ações de marketing na sua empresa.
Observando como a sua empresa trabalha o marketing, comparando os resultados esperados e os resultados alcançados, o consultor de marketing vai estudar o seu mercado e pode descobrir onde sua empresa tem mais chances de sucesso.
Se você não sabe quais são os resultados esperados das suas ações de marketing, muito menos quais são os resultados alcançados com ações executadas, ou ainda se você não faz ações de marketing, você precisa de uma consultoria.
Analisando o que é necessário e os objetivos que você deseja alcançar o consultor de marketing poderá lhe propor um plano de ação.
Quem não faz marketing não pode reclamar que as vendas não acontecem. Se você não faz propaganda, se você não se comunica com seus clientes, se você não tem um bom atendimento, como vai aumentar as vendas? Como seus clientes vão gostar de sua loja ou empresa?
O conhecimento que você possui sobre sua empresa, seus concorrentes e seu público-alvo, mais os resultados que você está obtendo, poderão servir de ponto de partida na hora de contratar uma consultoria de marketing a fim de descobrir onde está o erro ou melhorar o que deu certo.