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Dependendo do seu Marketing você pode brilhar ou não.
Como começar do zero em Marketing
Muitos abrem uma empresa e só começam a se preocupar com Marketing quando surgem as primeiras dificuldades. Como essa questão aparece frequentemente em minhas consultas resolvi escrever algumas dicas que podem ajudar quem está começando ou quer se reorganizar:
1 - Não saia da cama sem um plano
Não gaste dinheiro sem saber aonde pretende chegar com sua empresa. Mesmo que você já tenha um plano de ação é necessário conferir frequentemente. Se o rumo que sua empresa está seguindo está diferente do planejado é necessário uma reavaliação urgente para saber se é necessário mudar a sua empresa ou seu plano de ação.
2 - Analise a situação, confira o que você (não) está fazendo.
Se você já abriu sua empresa, mas os resultados não aparecem, então está na hora de rever seu plano de ação. O que não está funcionando?... Por exemplo, o seu público-alvo sabe da existência de sua empresa? Por outro lado, o público-alvo conhece sua empresa, mas tem dificuldade de entrar em contato... Se o cliente entra em contato, mas desiste de fazer negócio, o que está acontecendo? Coloque-se no lugar de seu cliente e analise cada passo, desde a propaganda até o atendimento de sua empresa.
3 - O site ou as instalações de sua empresa estão adequadas?
Um dos erros comuns em Marketing costuma ser falta de ambiente adequado aos objetivos da empresa. A falha na apresentação de produtos ou serviços, tanto na propaganda como na própria empresa, assim como falhas no atendimento são erros primários em Marketing. Um site, assim como as instalações físicas de sua empresa, é o ambiente onde você pretende que seu cliente tenha uma boa experiência na hora de conhecer o que sua empresa oferece. Por exemplo, o site de sua empresa é fácil de usar, tem conteúdo? O que sua empresa oferece está bem explicado, da forma correta, com credibilidade? Ou seja, verifique se o seu esforço para atrair clientes, como propaganda, Facebook etc., não está sendo desperdiçado na hora que seu cliente chega no site ou na sua empresa.
4 - Os produtos ou serviços oferecidos interessam aos clientes?
Sua empresa tem um site bonito, mas os produtos e serviços oferecidos não estão adequados ao seu público-alvo. Não se esqueça que seu cliente visita o site de sua empresa assim como visita o site de seus concorrentes. Olhe para seu site e pergunte por que seu cliente vai comprar de sua empresa e não de seu concorrente. Quais são seus diferenciais? Você divulga isso de forma convincente?
5 - Aproveite a oportunidade
Muitos concorrentes oferecem os mesmos produtos ou serviços. Entretanto, dependendo de seus argumentos, do conteúdo de seu site ou dos pontos fortes que você destaca, você pode passar mais qualidade, mais credibilidade e convencer o cliente indeciso. Ou seja, a história do Marketing está cheia de grandes empresas que fracassaram por que deixaram de prestar atenção na comunicação ou no atendimento. Faça uma boa revisão no seu site, na sua propaganda ou no atendimento de sua empresa.
Para quem deseja começar do zero em marketing, lembre-se de que o marketing é uma jornada contínua. Requer aprendizado constante e adaptação às mudanças no cenário.
1 -
Marketing Digital
: O marketing digital é essencial para atrair e reter clientes por meio da internet. É uma abordagem eficaz para quem está começando.
2 -
Inbound Marketing
: Essa estratégia foca em atrair clientes por meio de conteúdo relevante, em vez de interrompê-los com anúncios. É uma abordagem mais sutil e eficaz.
3 -
Marketing de Conteúdo
: Envolve a criação, distribuição e medição de todo o conteúdo usado na estratégia digital. É fundamental para atrair e engajar o público.
4 -
Outbound Marketing
: Enquanto o inbound marketing é sutil, o outbound é direto. Ele envolve a identificação de clientes em potencial e o início de um diálogo para promover vendas.
5 -
CTA (Call-to-Action)
: O CTA é um convite para os visitantes tomarem uma ação específica após interagirem com conteúdo. Deve ser irresistível e convincente.
6 -
Funil de Vendas
: Representa o processo pelo qual os leads se tornam clientes. Compreender o funil ajuda a tratá-los adequadamente.
7 -
Segmentação
: Dividir o público-alvo em grupos específicos com características semelhantes. Isso permite direcionar mensagens personalizadas.
8 -
SEO (Search Engine Optimization)
: Otimização para mecanismos de busca é fundamental para aumentar a visibilidade online.
9 -
Persona
: Representação fictícia do cliente ideal. Ajuda a direcionar estratégias de marketing de forma mais precisa.
10 -
Estratégia Digital
: Ter uma estratégia bem definida é crucial para quem está começando. Isso inclui escolher os canais certos, definir metas e acompanhar resultados.
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