Como ser um bom profissional de Marketing
Colocar no mercado produtos e serviços de forma lucrativa.


Orientação Vocacional
Profissional de Marketing



O que fazem
O objetivo primordial de uma empresa, pequena ou grande, é colocar no mercado seus produtos e serviços de forma lucrativa. Os profissionais de marketing, publicidade e relações públicas ajudam criar as condições para isso acontecer de forma sustentável através de estratégias e ações destinadas ao desenvolvimento, lançamento e sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor.

Com quem trabalham
Trabalham para as empresas, coordenando pesquisas para conhecer as demandas (procura/necessidade) do consumidor a que o produto se destina, para conhecer a concorrência e buscar novos clientes. Ocupam cargo de confiança e comandam equipes que têm como principal tarefa descobrir as necessidades e os desejos do consumidor. Atuam em conjunto com gerentes de outras áreas e influenciam as estratégias de preços, vendas e promoções da seguinte forma:

PREÇOS: definem o mercado para o qual se destina o produto, o preço ideal em relação à concorrência e participam da fixação da política de preços;

VENDAS: ajudam na montagem do esquema de distribuição, estabelecendo qual o melhor canal de vendas;

PROMOÇÕES: trabalham na divulgação do produto e na criação de estratégias que o tornem mais atraente e conhecido do público.

Características Pessoais
Interesse por pessoas e capacidade de se adpatar às mudanças. É preciso ser adaptável ao que se apresenta como novo e estar disponível para despojar-se do antigo. Ter coragem de colocar em prática uma postura criativa, capaz de propor, realizar mudanças e abraçar os riscos inerentes. Tem que se sentir confortável com o uso de novas tecnologias, disposto a escutar sempre, mas estar disposto a convencer as pessoas a modificar suas opiniões e maneiras de compreender o problema. Habilidade de analisar dados e transformar descobertas em novo conhecimento, capaz de proporcionar insights valiosos para o negócios, transformados em ação que direcione a melhorias constante. Tem que ter a coragem de mudar... sempre!

Qualificação Requerida

Profissionais de marketing, publicidade e relações públicas precisam ter curso superior nessas áreas, incluindo comunicação social ou administração de empresas e economia. Por ser um mercado competitivo, títulos de pós-graduação valorizam muito o profissional. É fundamental ler, escrever e falar inglês. Espanhol, alemão e chinês são importantes se tiver interessado em mercados internacionais. São necessárias ainda conhecimento de informática e é essencial ter boa redação.

Carga Horária

Trabalhando dentro de empresas, em geral 40 horas semanais, podendo ultrapassar dependendo dos prazos dos projetos, mas como Consultores essa rotina pode variar.

Onde trabalhar
Em geral, empresas interessadas em contratar profissionais de marketing utilizam os serviços dos headhunters (especialistas em contratações de pessoal) ou empresas de consultoria, que em alguns casos pesquisam em redes sociais. Seu recrutamento pode também ocorrer através da indicação de outros profissionais. Os iniciantes devem procurar estágios e programas de trainee (funcionários que trabalham enquanto treinam) nas empresas para entrar no mercado. O mercado de trabalho para profissionais de marketing é promissor, mas extremamente seletivo. Profissionais com sólida formação têm preferência.

Comunicação corporativa: realizar ações e produzir material de comunicação voltados para o público interno da empresa.

Consultoria: prestar assessoria a empresas para promover o lançamento de produtos.

Desenvolvimento de produto: identificar as necessidades dos consumidores e convertê-las em ofertas, produtos ou serviços que os satisfaçam. Renovar um produto já existente no mercado.

Gerência de produto: planejar as estratégias de venda de um produto desde que é lançado até sua chegada ao mercado.

Merchandising: planejar a inserção publicitária dentro do conteúdo de veículos de comunicação.

Pesquisa: obter dados, como renda, escolaridade e hábitos de consumo, que possibilitem conhecer o mercado antes do lançamento de um produto. Avaliar o impacto da chegada desse produto ao consumidor.

Planejamento estratégico: coletar, analisar e interpretar dados do mercado para que possam ser estabelecidas estratégias (plano de marketing).

Marketing promocional: promover operações de marketing em pontos de venda e planejar promoções de modo geral. Organizar eventos promocionais.

Marketing cultural: posicionar no mercado e promover o trabalho de um artista, um espetáculo ou programas culturais de instituições e órgãos públicos.

Marketing digital: O apelo das mídias sociais fez com que muitas empresas passassem a usar essa ferramenta para promover produtos e conquistar mercado. Com isso, aumentou a procura por especialistas em marketing digital, área que engloba os mecanismos para divulgar e promover, na internet, marcas, produtos e serviços a públicos específicos.



Fonte: Guia de Profissões (FAT - Amparo ao Trabalhador; Ministério do Trabalho e Emprego; Governo Federal; Oriente-se Editora Educacional); O Globo; Jornal do Brasil; Gazeta Mercantil; O Estado de São Paulo; Folha de São Paulo; Isto É; Época; Exame; Veja; Internet.

Obs. Esta página tem caráter meramente informativo a fim de incentivar seu auto conhecimento e foi preparado com base em informações públicas disponíveis nas fontes disponíveis acima, indicadas em boa-fé, como complemento de nosso Teste Vocacional. Para uma opinião científica procure profissionais especializados (ex. Psicólogos). O Consultor Carlos Martins não pode ser responsabilizado por decisões tomadas com base nestas informações.


Ouça a entrevista de Carlos Martins para a Rádio Trans Mundial sobre Vocação e Oportunidade.



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