Você o encontra em mesas de reuniões, salas de apresentações e até na sala do chefe. Na verdade, você o encontra nos mais diversos lugares a toda hora, mas ele é difícil de ser reconhecido. Ninguém pensaria que ali existe um matador de ideias.
Aliás, é um lugar muito importante. Quase sempre é um local bem decorado, às vezes com quadros, fotos ou diplomas que espelham experiência e saber. E não pense que aquele lugar não acolhe as ideias novas. “Perfeito, muito boa” – dirão naquele lugar, - “mas...”.
Outras vezes, aquele lugar parece que já não tem mais urgência de resolver o problema, ou subitamente os problemas terminaram, ou não existe tempo para discutir novas ideias. “Muito bem, gostamos” – dirão naquele lugar, - “mas...”.
Nesse lugar poderá até existir razão. E mesmo assim, é um cemitério de ideias.
Porque nada é mais frágil, mais delicado que uma ideia. Basta acrescentar um detalhe e ela se desequilibra. Tirar alguma coisa e ela perde a força. Mudar uma outra e o significado se altera.
Existe um matador de ideias dentro de todo lugar que julga o que os outros fazem: dentro da empresa, na escola, em casa etc.
A sociedade muitas vezes está estruturada em camadas. Dentro das empresas é fácil ver isso na administração. Ocorre que, a maioria dessas camadas, é um simples mecanismo automatizado e, por isso, muito pobre criativamente. Segue regras ou modelos que acabam funcionando como filtros e, a cada transferência de informação deturpam a mensagem recebida. São incapazes de se atualizar e têm medo de arriscar e passar ideias novas adiante.
Como nesses cemitérios a tarefa é usar o bom senso, automaticamente esse modo de pensar é transferido para as novas ideias. Como depois de tantos anos achamos que temos nossas soluções secretas e aprendemos a reconhecer o que é bom, temos medo do que é melhor.
Acabe com os cemitérios de ideias. Acabe com aqueles lugares que adoram que cada ideia preencha um verdadeiro catálogo de requisitos! Muitas vezes o resultado é uma ideia sensacional que corresponde – sob um ângulo diferente – a tudo o que queríamos.
Não mate uma ideia.
Experimente a minha parceria e conte comigo!
Leia:
Mais artigos sobre Marketing