Planeje as estratégias e táticas mais adequadas aos seus propósitos.
Marketing inteligente. Uma questão óbvia.
Está certo quem pensa que o sucesso de uma empresa depende de Marketing. Isso é o óbvio.
Por sua vez, Marketing depende do pensamento, da reflexão sobre o problema a ser resolvido. Esse é o trabalho mais árduo de todos, mas muita gente procura o caminho mais fácil, fazendo o mínimo indispensável, imitando algum concorrente ou buscando soluções mirabolantes. Ao copiar o trabalho de outros concorrentes ou preferindo atalhos que parecem mágicos, pensam que descobriram a solução, mas sem analisar cuidadosamente o problema a ser resolvido e as informações existentes, uma solução mal pensada pode ser o pior caminho...
Quase sempre a falta de uma visão cuidadosa é o que faz a diferença entre um empresário medíocre, que corre atrás da concorrência, e o bem-sucedido, que chega na frente. Essa miopia empresarial pode ser curada com a colaboração de um consultor, contribuindo com um ponto de vista externo na construção de um panorama verdadeiro sobre os melhores caminhos.
É fato que existem empresas que preferem competir oferecendo produtos ou serviços que consideram mais fáceis de vender para um público-alvo sem maiores exigências ou restrições.
Outras empresas se arriscam com produtos ou serviços exclusivos, disputados por um número menor de concorrentes, porém em mercados selecionados.
A verdade é que poucas empresas questionam se estão conduzindo seus negócios com as estratégias e as táticas mais adequadas aos seus propósitos com um MARKETING INTELIGENTE.
Observe abaixo a influência de uma tática eficiente ou ineficiente sobre uma estratégia ineficaz ou eficaz. (*)