Plano de Ação e Implementação
Plano de Mídia
Vamos falar sobre as questões táticas e implementações de seu plano de marketing. Como você decide exatamente em que meios ou veículos? Anunciar em revista, jornal, rádio ou TV? Qual é a diferença?
Os meios de comunicação conduzem as mensagem da mesma forma, com as mesmas características. Por exemplo: TV, Rádio, Jornal são meios de comunicação. As mensagens em cada um desses meios são transmitidas da mesma forma. Um mesmo meio pode ter veículos diferentes. Por exemplo, o jornal Estado de São Paulo, a Folha, O Globo etc. são veículos do meio jornal.
Dependendo do seu público-alvo, do seu produto, da sua mensagem, da sua estratégia de comunicação etc. a seleção dos meios e veículos varia bastante. Para saber qual é o melhor meio e veículo é necessário obter informações nos próprios veículos e na pesquisa de mercado.
Montando seu plano de mídia
Seu plano de mídia deve:
• Especificar quais mídias você usará para levar a mensagem publicitária, tais como revistas, jornais, mala direta, internet, etc.
• Detalhar aspectos específicos, como as publicações.
• Detalhar ainda mais os pormenores, como edições, horários, datas, etc.
• Listar o orçamento para cada veículo.
• Descrever a análise racional por trás de cada seleção.
A elaboração do Plano de Mídia, que poderá ser um documento detalhado e separado do seu Plano de Marketing, normalmente dependerá de uma agência de propaganda que costuma manter tabelas de preços e contatos nos principais veículos de comunicação.