Promoções e Eventos
Normalmente as ações de Propaganda ou Relações Públicas baseadas apenas na comunicação do lançamento de um novo produto podem não causar maior impacto nas vendas, a não ser que as vantagens sejam notáveis e o produto atenda alguma grande demanda reprimida.
Para estimular o lançamento de novos produtos seu plano de marketing precisa estimular a compra ou, no mínimo, a experimentação do novo produto. Como?
• Promoções tipo venda-casada (dois-em-um)
• Desconto no preço de lançamento
• Brindes na compra
• Sorteios entre os compradores
• Convites para eventos (jogo de futebol, show etc.)
Lembre-se que pior do que uma propaganda enganadora é promoção que frustra o consumidor: prêmios que não existem, regulamentos confusos etc. Além disso, não esqueça que promoções vinculadas à compra precisam ser autorizadas e fiscalizadas por órgão público.
O mais importante: assim como os anúncios de lançamento do produto, as promoções precisam ser adequadas e pertinentes aos objetivos do Plano de Marketing que, como já repetido diversas vezes, precisa ser voltado aos interesses e desejos do público-alvo.
Se for possível, inclua suas idéias de promoções na sua Pesquisa de Mercado. Por exemplo, faça perguntas do tipo: - O que faria o senhor(a) se motivar a experimentar o "novo-produto"? Que tipo de promoção aumentaria seu conceito pelo "novo-produto"? etc.