Plano de Negócios


Estratégias do Plano de Negócio


Após uma boa visão do seu mercado, público-alvo e concorrência, procure dimensionar todos os seus objetivos.

Quais são suas principais metas? Procure detalhar todas as metas que você precisa alcançar para vender mais e para perder menos (não esqueça dos seus pontos fracos).

Para cada meta, trace uma estratégia. Para cada cada estratégia, um plano de ação com os meios, recursos, prazos, táticas, enfim, tudo o que for necessário para alcançar o resultado. A soma de todas as metas, estratégias e táticas será a base para seu Plano de Marketing.

Estratégias de marketing

Quando se trata de identificar as estratégias de marketing, pense em como você irá fazer para que seu produto se destaque no mercado. Se você tem um produto que mais ninguém oferece, sua tarefa não é tão difícil. Caso não tenha, então terá um pouco mais de trabalho. Encontre (ou crie) um diferencial competitivo.

Qual é a sua vantagem exclusiva de venda? Se seu produto faz a mesma coisa que os outros, mas puder vendê-lo mais barato, estará criando um diferencial. Se seu produto for embalado com recursos que os outros não oferecem, você também estará criando um diferencial. Seja qual for o caso, encontre as diferenças no seu produto ou serviço e capitalize em cima delas.

Um método de identificar novas idéias é se colocar no lugar dos clientes, e procure agir como eles agiriam. Pergunte-se por que você compra um produto e não o outro. A qual mídia você dá atenção? Todos estes processos irão ajudá-lo a escolher as melhores estratégias para colocar seus produtos nas mãos de consumidores potenciais.

Se você ainda não fez sua Pesquisa de Mercado, esta é uma boa hora para você pensar no assunto.

Posicionamento de seu produto

Nesta seção do Plano de Negócios, você deve explicar qual será o posicionamento de seu produto, como irá determinar o preço e como planeja promovê-lo e distribuí-lo.

Você deve posicionar seu produto como você deseja que o público-alvo o reconheça no mercado. É um produto novo para executivos de negócios ou é uma alternativa mais barata ao produto de outras empresas? Você quer que seu produto seja visto como um investimento ou uma despesa? Descubra um nicho no mercado.

Como você determina o preço do seu produto?

Comece esta seção do seu Plano de Negócios demonstrando como seus principais concorrentes determinam o preço de seus produtos. Seu produto é melhor (seja objetivo!) ou é apenas comparável aos da concorrência? Você fez algum tipo de pesquisa sobre quais pessoas pagariam pelo produto?

Obtenha o máximo de informação possível sobre os preços da concorrência e combine-as com uma comparação de recursos. Se seu produto for muito melhor, então provavelmente você poderá determinar seu preço igual ou acima dos preços estabelecidos pela concorrência. Caso não seja, pode ser que você deva reduzir o preço para obter uma fatia do mercado. Os aumentos de preço podem acontecer no futuro, assim que tiver um bom posicionamento em uma parcela do mercado.

Promoção e Publicidade

Quando você tiver estabelecido a posição e o preço do seu produto, explique no seu Plano de Negócios qual será sua estratégia de promoção e publicidade. Aqui é uma boa oportunidade para você conversar com uma agência de propaganda ou um consultor de marketing!

A publicidade do seu produto deverá abranger todos os lugares que atinjam seu público-alvo. Desde a promoção gratuita através de comunicados (press-releases), exibições comerciais, até campanhas de publicidade na TV. Suas promoções sempre devem atender a metas específicas. Por exemplo, você está tentando formar uma consciência da marca, fazer vendas imediatas, promover um evento especial ou apenas gerar interesse e tendências?

Assim que tiver estabelecido as metas, baseie-se nas informações que você já reuniu sobre o mercado-alvo e as estratégias de marketing e, novamente, pense como se fosse um possível cliente. Qual mídia ele usa? Qual é seu hábito de compras? Onde será feito o melhor investimento com publicidade? Quais são seus interesses? Como você pode usar estas informações para vender seu produto ou atingir as metas que acabou de determinar?

Nesta seção o seu Plano de Negócios deve apresentar propostas com base nos hábitos do seu público:

1 - Sobre o que deve ser sua mensagem publicitária (posicionamento)
2 - Como você deve transmiti-la (forma e conteúdo da mensagem)
3 - Onde você deve transmiti-la (meios de comunicação)

Essa seção pode não ser fácil para você, por isso eu o encorajo a conversar comigo sobre este assunto. Entretanto, você não tem de descrever exatamente quais serão os temas da publicidade a menos que ache que eles são a chave para o sucesso do seu negócio. Deixe esses detalhes para seu Plano de Marketing.

Distribuição e logística

Você deve incluir no seu Plano de Negócios uma explicação sobre como seu produto será distribuído ou entregue ao consumidor final. Você irá vendê-lo em cadeias varejistas, haverá vendas online, diretas? Descreva os canais de distribuição padrão do seu setor e explique os pontos fortes e fracos de cada método. Um canal pode ser melhor de um ponto de vista financeiro, mas não do ponto de vista do serviço ao consumidor... Você usará uma rede de distribuidores? Há diversas opções de canais de distribuição, incluindo redes de varejo, equipe externa de vendedores, telemarketing, marketing pela Internet ou marketing direto na TV e nos canais de compras da TV a cabo. Pode ser que seu produto seja um serviço prestado em consultórios, salas de aula, salão de beleza, clínicas, clubes, academias etc. Qualquer que seja a forma, nesta seção do seu Plano de Negócios você deve detalhar como o seu consumidor receberá seu produto.