Plano de Negócios


O Seu Mercado


Você precisa conhecer o seu mercado antes de tudo. Mesmo que você abra uma micro empresa e seu faturamento não permita contratação de uma empresa ou profissional especializado em pesquisa, você mesmo terá que sondar o seu mercado. Olhe em volta, conheça o público-alvo, examine a concorrência. Não se esqueça de verificar as associações comerciais do setor do seu produto. Muitas associações comerciais monitoram de forma ativa o mercado, controlando as vendas, projeções e tendências do setor. Também há muitos outros sites que fornecem informações demográficas do setor.

Lembre-se que você precisa estar preparado para responder as seguintes perguntas:

    • Existe mercado para o meu produto?
    • Existem consumidores que estariam dispostos a pagar pelos nossos produtos?
    • Qual é o tamanho desse mercado?
    • O mercado está crescendo, diminuindo ou estabilizado? Quais mudanças estão acontecendo?
    • Quem é o meu público-alvo?
    • Quem são os meus concorrentes?

Assim que você tiver terminado sua pesquisa, transforme todo o material bruto em uma descrição clara do mercado atual, do público-alvo, da concorrência e de como o produto irá entrar nessa guerra.

Análise do Mercado

Você sabe qual é a população do mercado onde você deseja penetrar? Qual o porcentual do total dessa população formada pelo seu público-alvo? Explique esses dados e demonstre se esse mercado está crescendo ou diminuindo. Procure informações que demonstrem o comportamento da concorrência.

Você também pode incluir informações sobre as influências externas (regulamentações do governo, atividades de sindicatos, etc.), sazonalidade do mercado e o ciclo de vida do setor.

Segmentação

Analise se o seu mercado é segmentado por preço, qualidade, região, faixa etária, renda, comportamento de compra, setor ou qualquer outra coisa. Determine quais são os segmentos e descubra os que você vai atacar.

Você terá uma chance maior de sucesso se atacar alvos específicos. Procure dimensionar como você vai dividir e direcionar seus esforços. Lembre-se de que é difícil agradar a tudo e a todos.

Pontos Fortes e Pontos Fracos

Baseado na sua pesquisa e nas características de seu produto olhe para a concorrência e faça uma descrição dos pontos fortes e fracos. Compare cada item desejado pelo seu público-alvo e veja onde você leva vantagem sobre a concorrência.

Se algum de seus concorrentes já estiver consolidado, explique os motivos e trace os eventuais pontos fracos dele, onde você poderá vencer a guerra. Aqui você começa a desenhar suas estratégias de marketing.

Lembre de considerar todos os fatores que poderão servir de obstáculos ao seu sucesso. Por exemplo, você pode ter que enfrentar barreiras ambientais, legislativas, regulamentares ou enfrentar barreiras existentes na mente do seu público-alvo.