Capa Plano de Negócios
Estilo clássico e elegante contendo além do título Plano de Negócios, a data e o nome de seu futuro negócio (empresa, produto, serviço etc.).
Obs. Eventualmente você poderá incluir alguma observação no rodapé do tipo "Este documento pertence à (seu nome / sua empresa) e as informações são confidenciais. Proibido a reprodução."
* Lembre-se que você poderá solicitar nossos serviços para elaborar a apresentação do seu Plano de Negócios.
O Sumário Executivo
Geralmente, a primeira seção de um plano de negócios é o resumo executivo. Esse resumo é a parte mais importante do seu plano se você estiver procurando investimentos (e mesmo se você não estiver) porque ele fornece uma visão geral de todo os outros elementos do plano.
O Sumário executivo possui duas importantes funções:
1 - Conduzir o entendimento do Plano de Negócios, demonstrando seus principais tópicos, apresentando os cenários, a empresa e o negócio;
2 - Permitir rapidamente o entendimento e a avaliação dos planos da empresa, os produtos, o mercado e o planejamento financeiro.
O Sumário executivo deve abordar brevemente o seguinte:
Enunciado do Projeto / Objetivos
Os objetivos do plano (levantar dinheiro, atuar como um guia de políticas, etc.). Indica como a empresa será estruturada para iniciar suas atividades, os produtos e ou serviços que serão oferecidos, as características do mercado almejado, bem como as estratégicas a serem adotadas para o alcance dos objetivos.
Competência dos responsáveis
Descrição sumária das funções que os executivos e gerentes exercem ou exercerão na empresa, enfatizando a formação, o conhecimento e a experiência de cada um.
Os produtos, serviços e a tecnologia
Esse item descreve as principais características dos produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa, bem como a tecnologia empregada.
O mercado potencial
O mercado potencial pode ser entendido como o segmento da população que possui interesse, renda e acesso aos produtos e serviços que serão oferecidos. O estudo das características deste mercado é de extrema importância para que se possa conhecer as necessidades e desejos dos consumidores e atendê-los de maneira mais eficiente. Inclua neste tópico as descobertas da pesquisa de mercado.
Elementos de diferenciação
Quais as características dos produtos e/ou serviços que os tornarão únicos perante a concorrência, atraindo a preferência do consumidor. As vantagens competitivas e as estratégias de Marketing são, na maioria dos casos, os fatores mais expressivos utilizados para diferenciar uma empresa de outra.
Previsão de vendas
Qual a projeção da demanda, tendo em vista o segmento de mercado pretendido, as tendências mercadológicas a curto, médio e longo prazo, a capacidade do público alvo em aceitar e absorver o novo produto e/ou serviço disponibilizado. Essa informação pode ser obtida através da pesquisa de mercado.
Rentabilidade e projeções financeiras de, no mínimo, 3 anos.
O estudo da rentabilidade do negócio e dos resultados financeiros de determinado período é extremamente importante para que se possa avaliar o desempenho da empresa e seu grau de eficiência, tendo em vista a comparação entre os resultados esperados e os reais.
Necessidades de financiamento
Como você planeja gastar o capital levantado. Todo negócio precisa de uma infra estrutura inicial, composta de bens e materiais que possibilitam a arrancada e o início das operações. No entanto, muitas vezes o empreendedor não possui recursos próprios suficientes para arcar com estes gastos, havendo, assim, necessidade de financiamento