Lição da Panasonic
Empreendedorismo depende de sua crença em um futuro melhor.

BLOG do Carlos Martins.
Comentários sobre Propaganda e Marketing.



A lição da Panasonic.
- Você tem que acreditar em você.

Conheci a história do lendário Sr. Konosuke Matsushita fundador da Panasonic, em visita à fábrica em um subúrbio de Osaka, Japão.

O Sr. Konosuke trabalhava como aprendiz na Osake Electric Light quando inventou um adaptador para lâmpadas, mas como o chefe não lhe ofereceu maiores compensações, resolveu fabricar por conta própria em uma pequena oficina que fez dentro de sua casa, com ajuda da esposa e do cunhado. Em pouco tempo sua pequena fábrica passou a oferecer outros produtos, como placas isoladoras e um novo tipo de lâmpada para faróis de bicicleta. O negócio deu tão certo que Konosuke foi obrigado a construir uma nova fábrica.

Em uma das crises do Japão, em vez de demitir funcionários, o Sr. Konosuke ordenou que reduzissem a jornada de trabalho pela metade e solicitou que todos os funcionários se preocupassem em vender o excesso de estoque.

Mais tarde, em 1942, Matsushita tornou-se o primeiro fabricante de rádios do Japão. Apesar do grande crescimento da empresa, Sr. Konosuke fazia questão de manter presente seus princípios, colocando as necessidades dos seus clientes e colaboradores em primeiro lugar.

Na 2.ª Guerra Mundial fabricou navios e aviões. Em princípios da década de 50, iniciou a produção de lavadoras elétricas e televisores devido a explosiva popularidade dos aparelhos elétricos. Em 1952 ele começou a comercializar televisores. Matsushita Electric Co. é sem dúvida uma das maiores e mais bem sucedidas companhias do mundo.

O empreendedorismo do Sr. Konosuke, que criou a Panasonic, uma companhia que hoje vale mais de US$ 32 bilhões e mantém 250 mil funcionários, pode ser uma lição para as lideranças de hoje, ensinando que, para começar, você necessita acreditar em você.

Leia outros artigos de Carlos Martins